Notícias

Notícias

Notícias

Conheça a Equoterapia e seus Benefícios!


Por Equipe Allnova em 24/07/2018

O uso de animais em terapias já é bastante conhecido, principalmente com animais domésticos. Eles confortam, diminuem o stress e ajudam a combater a depressão. Esse tipo de terapia é conhecido como TAA (Terapia Assistida por Animais), mas pode ser chamado também de pet terapia, cinoterapia, zooterapia, ente outros termos. Porém, pouca gente conhece a Equoterapia, a terapia que se utiliza de cavalos, e que também traz inúmeros benefícios! Aqui você vai conhecer mais sobre esse tipo de tratamento.

 

O que é Equoterapia?


É um método de terapia que tem o objetivo de recuperar pacientes que tenham algum comprometimento físico ou mental, utilizando técnicas de equitação. Normalmente o paciente é acompanhado por vários profissionais, como psicólogo, fisioterapeuta, médicos, técnicos de equitação, etc. 
A Equoterapia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina - CFM (6 de Abril de 1997), e pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO (27 de Março de 2008).


Quais os benefícios desse método?


Ele desenvolve a coordenação motora, a postura, musculatura e equilíbrio. A prática também traz ganhos psicológicos, principalmente na autoconfiança e autoestima, na medida em que o praticante supera suas limitações, estabelecendo um vínculo forte com o cavalo.
Outro ganho significativo é a melhora na socialização. Durante a prática, os pacientes que possuem dificuldades semelhantes acabam trocando experiências, incentivando e encorajando uns aos outros.


Como a Equoterapia funciona?


O cavalo utilizado na equoterapia deve ser treinado e manso, de modo a possuir o trote adequado para atingir o movimento ideal aos objetivos neuromotores desejados. 
Ele deve ter passado por uma doma sem violência e sem riscos de traumas. Isso é importante para que o cavalo não tenha movimentos bruscos durante a prática. 

Na Equoterapia existem três programas de intervenção:

• Hipoterapia: o terapeuta auxilia na condução do cavalo pelos pacientes que não possuam autonomia.
• Educação e Reeducação equestre: o terapeuta ajuda o praticante solo na aquisição de autonomia postural e emocional.
• Pré-esportiva: No domínio da atividade equestre, o praticante inicia a preparação para a inclusão esportiva.


Há restrições na Equoterapia?


É fundamental passar por uma avaliação médica antes de se tornar praticante de equoterapia para se certificar de que o método não causará ou agravará problemas. 
Pode acontecer de o paciente ter alergia ao animal, ou mesmo possuir fobia ou outro comportamento que apresenta risco para ele ou para a equipe.

Vale a pena?

A Equoterapia melhora a saúde física, emocional e intelectual. Só há vantagens em sua prática. Pode trazer alívio a quem sofre de baixa autoestima, falta de confiança, depressão ou anorexia. Mas vai além, ajudando os portadores de deficiências como as auditivas, visuais, síndrome de down, autismo, doenças neurológicas, e diversos outros transtornos. Esse é um método complementar a outras terapias, mas seus resultados são inegáveis e benéficos. 

 

A Allnova apoia e dá os parabéns a todos os centros de equoterapia e seus profissionais pelo excelente trabalho realizado. Nós acreditamos que a relação homem:animal é benéfica, auxiliando não apenas na recuperação e tratamento de enfermidades do homem, mas também na conscientização da necessidade de respeito, cuidado e carinho para com os nossos parceiros os animais. 

Relacionadas

Período de chuvas: e agora?

AllNova lança produtos com nitrogênio protegido para suplementação de bovinos em sistema de criação a pasto

Modalidades Equestres: Conheça algumas!