Noticias

Noticias

Noticias

Quais as principais características de um ambiente ótimo para bezerros?


Por Equipe Allnova en 27/09/2019

Para que os resultados na pecuária bovina sejam cada vez mais positivos, é preciso se atentar para os cuidados certos com os bezerros ainda na fase de gestação da vaca. Prover um ambiente adequado para seu desenvolvimento garante produção adequada de leite e o melhor desenvolvimento do gado para fins de abate. Portanto, fique atento ao pasto, à suplementação utilizada e ao tipo de terreno disponível para a criação.

Cuidados ainda na gestação

Nos últimos três meses de gestação, as exigências com o feto aumentam, pois elas não conseguem mais se alimentar satisfatoriamente. Exemplo disso é a incapacidade de ingerir quantidade volumosa de pasto ou ração. Segundo o artigo “Criação de bezerros”, de Suely Savastano, é indispensável propiciar a elas alimento de alta digestibilidade (pastagem melhor trabalhada no quesito qualidade e suplementação adequada e balanceada), beneficiando o próprio animal e o seu bezerro.

Mantenha um ambiente propício para o desenvolvimento dos bezerros

O ambiente, ou instalações, é peça-chave para o desenvolvimento do rebanho, pois é preciso garantir bem-estar aos bezerros. Contudo, a comunidade científica ainda não tem discurso único sobre a terminologia e os fatores benéficos para o bem-estar dos animais aptos para produção. No entanto, deve-se ter em mente que tudo precisa ser preparado para favorecer o desenvolvimento dos bezerros, principal foco da produção. Escolhendo terrenos menos acidentados e mais próximos a sede que possibilitem uma atenção emergencial caso necessário.

O desmame é um período delicado e precisa de atenção

Conforme o artigo “Fatores do ambiente sobre o peso ao desmame de bezerros da raça nelore em regiões tropicais brasileiras”, publicado na revista Ciência Rural da Universidade Federal de Santa Maria, o período de desmame dos bezerros é outro momento muito delicado, porque dele depende diretamente o seu desenvolvimento, como crescimento e peso adequados nesse momento, e ao longo da vida. Os fatores definidores nesse processo são os climáticos, como a quantidade de chuva e a variação da temperatura, além das características físicas e químicas do solo, pois isso irá interferir diretamente na qualidade do capim.

Desta forma, a não observância desses fatores influencia negativamente, por exemplo, na quantidade e na qualidade da forragem disponível para os animais durante o desmame.

Manejo nutricional e sanitário

Segundo o manual “Boas Práticas de Manejo – Bezerros ao Nascimento”, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o manejo nutricional e sanitário é outro ponto de extrema importância porque, fisiologicamente, no início da vida, o bezerro tem seu sistema digestivo funcionando como nos animais monogástricos. Ou seja, os compartimentos fermentadores (rúmem, reticulo e omaso) ainda estão pouco desenvolvidos. O desenvolvimento do trato digestório até o funcionamento ruminal natural do animal demora alguns meses, por isso, a alimentação do bezerro nos primeiros meses é tão especial e inspira atenção.

Comportamentos básicos do animal e interação com o tratador

A dinâmica do rebanho e a manipulação e a interação com o tratador fecham esse ciclo de cuidados indispensáveis ao bezerro para propiciar-lhe desenvolvimento produtivo satisfatório. O processo inclui os comportamentos básicos de repouso, do tempo em que permanece em pé, comendo, bebendo, ruminando, andando e brincando.

O tratador deve ter conhecimento técnico e sensibilidade para prover o mais adequado cuidado com o rebanho, dessa forma, os bezerros têm um ótimo ambiente para crescimento e produção.

 

A H.J.Baker oferece ao seu rebanho, em todas as fases da criação, a melhor nutrição para maximizar o potencial de produção. Acesse e conheça a Linha Allnova Beef: http://bit.ly/2YvogQP

 

Referências:

http://www.cati.sp.gov.br/Cati/_tecnologias/bovinocultura/criacaodebezerros.pdf

http://www.scielo.br/pdf/cr/v30n5/a24v30n5.pdf

http://www.agricultura.gov.br/assuntos/boas-praticas-e-bem-estar-animal/arquivos-publicacoes-bem-estar-animal/bezerros-ao-nascimento.pdf

Relacionadas

05 dicas de preparo para vender bem seu cavalo

Você cuida dos dentes do seu cavalo corretamente?

Biotina: Como esta vitamina pode ser valiosa para o seu animal?